Videos mais vistos

domingo, 3 de julho de 2011

Susana Félix - Bem Vindo


A vida de Susana Félix esteve desde muito cedo ligada à música. A cantora nascida em Torres Vedras, começou por vencer, com apenas 12 anos, a Grande Noite do Fado, e desde então encetou uma sóbria carreira.
A conquista da Grande Noite proporcionou-lhe a participação em programas de televisão, que culminaram no segundo lugar conseguido no programa "Selecção Nacional" da RTP, em 1995. No mesmo ano inicia os estudos musicais na Academia de Amadores de Musica.
Os aspectos singulares e característicos da sua voz fizeram com lhe fossem endereçados novos convites. Assim, deu a sua voz às personagens femininas das versões portuguesas de filmes como "Pocahontas" e "Hércules" da Disney. As suas prestações tornaram-na cada vez mais uma referência nas novas vozes portuguesas.
Um ano depois, participou no álbum "A Cor da Fogueira" de Mafalda Veiga e acabou por fazer parte dos concertos ao vivo da cantora. A sua carreira prosseguiu com os papéis de actriz em peças musicais de Filipe La Féria onde também cantou. 
O ano de 97 mostrou-se, uma vez mais, pleno de actividade e, assim, começou por cantar um tema no disco "Segredos" de João Pedro Pais e em "A Hora do Lobo", de Luís Represas. A Disney voltou então a convidá-la a dar sua voz nos filmes "Pocahontas II" e em "Rei Leão II". 
O desenvolvimento das suas qualidades como cantora acabaram por levar à decisão de começar uma carreira a solo. "Um Pouco Mais", editado em 1999, é o seu álbum de estreia. Do registo constam dez temas com a produção de Renato Jr., que havia também produzido o primeiro álbum de João Pedro Pais. Algumas das faixas no longa duração contam com poemas de Pedro Malaquias, que escreveu temas para Paulo Gonzo e para os Rádio Macau, e de Mafalda Veiga, que assim estreita um pouco mais a sua colaboração com Susana Félix. Os singles 'Mais Olhos (Que Barriga)' e 'Um Lugar Encantado' tiveram uma receptividade considerável junto do grande público. Em 2000 apresenta o disco de norte a sul do país, numa digressão de 40 espectáculos.
Em 2001 continua a digressão e participa, como actriz, na série "Crianças SOS" e na telenovela "Ganância", para a qual escreveu um tema inserído na respectiva banda sonora. Durante o mesmo ano a TVI convidou a cantora para compor parte da trilha sonora da série "Anjo Selvagem" e é nomeada para os "Prémios Expresso", na categoria de música. 
Em 2002 dirige vocalmente o disco "Winter Day's", dos portugueses Spelling Nadja, e compõe parte de mais uma banda sonora, da telenovela "Amanhecer".
Nesse mesmo ano edita o segundo álbum de originais, "Rosa e Vermelho", que deu a conhecer temas como 'Pó de Amar', 'Dá-me A Tua Alma' e 'Luz de Presença'. Esse disco foi apresentado ao vivo por Susana, com uma nova tournée pelo país.
Em 2003 produz o disco "Mar Confidente", de Joana Melo, em conjunto com Nuno Faria e Fernando Abrantes.
Durante o ano de 2004 participou, como cantora e actriz no musical "Portugal - Uma Comédia Musical", com encenação de Antonio Feio e música de Sérgio Godinho.
Já em 2006 edita "Índigo", no qual assina a produção e os arranjos, em parceria com Renato Jr. Além da composição musical, à qual dá o seu cunho desde o primeiro trabalho, neste disco a maioria das letras é, também, da sua autoria. No início do mesmo ano coordenou artisticamente o espectáculo "Sexta-Feira 13 - O Musical dos Xutos e Pontapés".

Já em 2007 compõe o tema 'O Mesmo Olhar', que serve de hino à Rarissimas - Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras.
No mesmo ano lança o quarto trabalho, "Pulsação", que reúne novas versões de temas como 'Mais Olhos (Que Barriga)', 'Um Lugar Encantado' ou 'Pó de Amar', a par de duas novas canções: 'Amanhecer' e '(Bem) Na Minha Mão'. O registo assinala o oitavo aniversário da edição de "Um Pouco Mais" e aproxima as músicas do principio de carreira à sonoridade de "Índigo".

Locations of visitors to this page