Videos mais vistos

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Maria Clementina - Vou ser alguém

Per7ume & Rui Veloso - Intervalo


Queimar algo para libertar perfume é um recurso muito antigo. A própria palavra "perfume" sugere, aliás, sua origem fumegante. Tanto o português "perfume", como o francês "parfum", o italiano "profumo" e o inglês "perfume" derivam efectivamente do latim ..fumus.., talvez numa referência às volutas de fumaça perfumada que subiam aos céus durante os ritos em homenagem aos deuses. Hoje Perfume é algo mais que isso, é o apelo ao sentido mais nobre de todos e é curiosamente transformado em música...

Formado no Porto a 07-07-2007, o PER7UME define o seu aroma com as essências de A.J. Santos na voz e guitarra, José Meireles na guitarra, Bruno Oliveira na bateria, Nelson Reis no baixo e Elísio Donas (ex-Ornatos Violeta) nos teclados. Sem um grande antecedente comum, o projecto fechou-se em estúdio desde logo para produzir aquele que seria o seu álbum de estréia (homónimo) composto por 10 faixas, de onde se destacam as participações de Rui Veloso em "Intervalo" e Dan Mcalister ao piano da balada "(estrela da) Má Sorte. A exímia produção ficou a cargo de Vitor Silva, que também misturou e masterizou o disco. Terminado o processo de produção, a banda assinou em Fevereiro de 2008 um contrato de edição discográfica com a Chiado Records e partiu à conquista dos palcos, tomando de assalto os tops radiofónicos de Portugal, seduzindo o público com a sua fragrância fresca de pop-rock.

O 7 é o número da perfeição. Não obstante qualquer pretenciosismo por parte dos PER7UME, este é o projecto de vida e carreira de todos os músicos que o compõe, através do qual buscam o equilibrio.

No 1º ano de actividades a banda viu o seu disco de estreia tornar-se disco de Ouro e fazer parte do top 100 Europeu, Nº1 de top Radiofonico Nacional, 1º lugar do Top digital downloads e de Ringtones, tudo com um único single. O álbum, na sua 1a edição, fazia-se acompanhar de uma amostra do perfume da banda, o P7, produzido propositadamente pela sebejamente conhecida marca Kenzo, item que estará disponivel brevemente no circuito comercial.

A solicitação para presença em Novelas foi fugaz, para os titulos da TVI "A Outra", "Feitiço de Amor", "Olhos nos Olhos" e "Flor do Mar" e da Sic "Podia acabar o Mundo".

Em meados de 2008 gravam "Versos de Amor" para a compilação de Tributo a Carlos Paião, seguem-se as participações em compilações tais como Nº1, Now19, Winter Jam, etc.

Em Agosto sai Elisio Donas e entra José Luis Rodrigues para o lugar de teclista.

Depois de tão bem sucedidos espectáculos da Tour "Aroma", com especial destaque para o do Coliseu do Porto a convite de Rui Veloso e o concerto de Natal no Palácio de Belém para o Prof. Cavaco Silva, o Presidente da República, a banda realizou duas produções arrasadoras. 1º no Porto, onde esgotou a sala do Cine Batalha e depois na Aula Magna em Lisboa, com o propósito de rodagem do DVD ao vivo que será lançado em meados de 2009 com a reedição do disco de estréia, já Disco de Ouro, que trará 3 temas extra, registados recentemente em estúdio. Desde o Natal de 2008 que os novos modelos de telemóveis da marca SAMSUNG trazem incluido o disco PER7UME em formato digital!

A banda é aclamada como a grande revelação Nacional do ano 2008, para além de inúmeras outras nomeações e prémios e prepara já um novo álbum...

o PER7UME emana!

Enday - I'm The Enemy


The final formation of ENDAY as well as its sound marked by the boundaries of the "EMO" and Californian "Alternative Rock”, is born in 2005 with Sergio Lobo (vocals), Henrique Cristo (guitar), Tiago Candeias (bass), Marco Vidó (guitar) and Henry Costa (drums).

In 2007, with the EP "Drowning In Pictures" in the baggage the band went on the road supported by "Spear Agency, sharing the stage with recognized names in the European scene: as is the case of ENDSTAND (FI), PAYASOS DOPADOS (ES) THE SUBROSA FALCON ASSOCIATION (DE) and ANGER (IT). Notably also some national festivals: as in the case of the "Festival Ovibeja", "Crossover Fest" and "Guadiana Fest."

The rapid exposure of the band in the media for this circuit resulted in a contract with the North American publisher "Cal Rock Records”. Consequently "Drowning in Pictures" was released in the state of California and New York, which resulted in the band’s spreading in foreign territory.

In May 2010, and this time by the hand of "Compact Records", the Album "Green Smoke!" goes out to the stores, composed of 11 themes, and the "Singles": "Bitter Sweet Twist" and "I'm the Enemy." The claims of this production goes to: Rodrigo Fortes (THE STARVAN, O POLVO), Miguel Marques (EASYWAY, DEVIL IN ME, THE ASTER, MORE THAN A THOUSAND...) and Alan Douches (FALL OUT BOY, SICK OF IT ALL, CHEMICAL BROTHERS, RUN DMC, SEPULTURA, CONVERGE, THE DILLINGER ESCAPE PLAN, among others).

After a crowded and mediatic release party (whether by the press or by the fans) the band part on a promotional tour by the national Fnacs in an acoustic format, and supported by the Portuguese Cáritas. The "Boa Esperança Tour" (which was given the name) aimed to raise funds for the rebuilding of the Madeira archipelago by selling CDs.

However the promotion of "Green Smoke!" moves forward through nacional TVs such as SIC, Porto Canal, TV Net, Cascais TV and MTV (whether from the interviews, or for some "Air play" from the music video of the first single "Bitter Sweet Twist"). Interviews in national radios (such as Best Rock) and dozens of other regional radio stations, raised the band and their newly released album to a stage full of new opportunities.

Besides the “Festival Musa Cascais 2010”, the participation in the festival “Optimus Alive 2010” is so far the "Highlight” of the tour. The lineup of this edition (in which ENDAY are inserted) was considered the best in Europe, with bands like PEARL JAM, LCD SOUNDSYSTEM, FAITH NO MORE, DEFTONES, ALICE IN CHAINS, GOGOL BORDELLO, among others.

ENDAY are right now preparing for the second part of the tour and just released their second music video from the album "Green Smoke!". "I'm the Enemy" is the theme chosen for the second single, and with the support of "Custom Circus" and "Marshall Amplification, the band invites fans to watch and "live" the emotions arising from another fantastic visual production by director Rodrigo Fortes.

"Our dreams are as crazy as the dreams everyone has.
We want to be recognized by the music and our message.
We want to perpetuate the love in all its forms and shapes,
And dream of all poets and musicians dreamed of.

We want to change the world.
We are ENDAY.”

Rádio Macau - Acordar


Após uma ausência de oito anos, os Rádio Macau voltam a dar cartas em 2000. O trunfo tem por nome "Onde o Tempo Faz a Curva". Este afastamento prolongado do grupo não constituiu, no entanto, uma completa paragem por parte de Xana, Flak, Alex e Filipe Valentim. 
Recorde-se que tanto Xana como Flak, aproveitaram este intervalo para desenvolver projectos a solo. Ela, vocalista da banda, editou em 1994 o disco "As Meninas Boas Vão Para o Céu, As Más Para Toda a Parte", ao qual sucedeu, quatro anos depois, o seu "Manual de Sobrevivência". Entretanto, aproveitou para se dedicar mais a sério ao curso de Filosofia que então frequentava. Ele, o guitarrista do grupo, desenvolveu o projecto "A Máquina do Almoço dá Pancadas" juntamente com Luís Filipe Valentim,Lívio, Rodrigo e Gui, tendo também editado o álbum "Flak" em 1998, um disco ao qual também deu a voz.
A banda interrompeu este hiato, que durava já desde 1992, no dia 1 de Julho para participar no Festival Cosmopolis, onde apresentou, em primeira mão, os temas incluídos no seu novo trabalho, "Onde o Tempo Faz a Curva". Desde logo, ficou claro que os Rádio Macau deixaram para trás as chamadas canções radio-friendly, ao estilo do "Elevador da Glória", ousando agora conquistar um novo público.
Olhando para trás, recordamos que os Rádio Macau deram início à sua já extensa carreira em 1980, ano em que nasceram as primeiras canções do grupo, na altura, constituído somente por Xana, Alex e Flak. Filipe Valentim só se juntou à banda três anos mais tarde, ocupando o lugar de teclista. 
O grupo começou a dar nas vistas algum tempo depois, com a gravação de uma maquete, que contou com a participação de Ramalho na bateria. Uma vez captada a atenção das rádios e dos jornais, foi mais fácil conseguir espectáculos e entrevistas. Seguiu-se a assinatura do contrato com a EMI - Valentim de Carvalho, e a edição do primeiro álbum de originais da banda, em 1984, simplesmente intitulado "Rádio Macau". A crítica foi unânime, considerando o grupo como um dos mais importantes da música moderna portuguesa. Dois anos depois, foi editado "Spleen", um disco conceptual, cujo papel principal foi atribuído às letras, destacando-se no disco o texto de Pedro Malaquias - que passaria a ser colaborador regular nas letras dos Rádio Macau - para o tema "Entre a Espada e a Parede".
Depois de uma série de concertos inseridos numa digressão que passou por Espanha, Berlim e Grécia, os músicos editaram o "Elevador da Glória", em 1987: um álbum repleto de canções, gravado sem grandes artifícios e onde o protagonismo foi devolvido às guitarras. Coincidência ou não, o que é certo é que foi precisamente com o "Elevador da Glória" que os Rádio Macau viram subir ainda mais a glória da banda, tendo sido este o álbum mais vendido do grupo.
Mantendo uma evolução constante, os Rádio Macau editaram, dois anos mais tarde, o disco "O Rapaz do Trapézio Voador", onde os músicos trabalharam com meios técnicos até então nunca por eles utilizados, o que conferiu ao disco sons e ambientes inovadores. "Disco Pirata" surgiu em 1991 e, um ano mais tarde, foi a vez d'"A Marca Amarela", disco que se revela agora essencial para uma melhor compreensão da mudança de sonoridade praticada pela banda no álbum "Onde o Tempo Faz a Curva", do qual foi extraído "Uma Questão de Tempo", o primeiro single. 
Nos álbuns seguintes, o outonal "Acordar" (2003) e o primaveril "8", a banda volta a interessar-se pela canção mais despida e por uma vertente mais acústica.

by Maria João Serra
in http://m80.clix.pt

Frankie Chavez - This Train Is Gone

Locations of visitors to this page