Videos mais vistos

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Santos & Pecadores - Contraluz


Os Santos & Pecadores são uma banda de Cascais. Olavo Bilac (voz), Pascoal Simões (teclas), Ruy Martins (metais), Pedro Cunha (bateria), Artur Santos (baixo) e Pedro Almeida (guitarra) são os protagonistas de uma música que passa pela fusão de vários estilos, mas que segue uma linha de composição que identifica o som do grupo. Os ingredientes mais fortes desta música que tem por base o rock, são o soul e o funky. Um som muito próprio que é valorizado pela voz, e pela forma de cantar, de Olavo. 

A história de Santos & Pecadores remonta a 1987 e começa a escrever-se numa garagem. Os fundadores: Olavo e Pascoal. Desde então registam-se várias mudanças do grupo que, ao longo dos anos, foi procurando uma música própria. O ano de 1992 é decisivo para a banda. Com a entrada de Pedro Almeida fica completa a formação, que se mantém até hoje.

Em 1993 Olavo é convidado para integrar no projecto Resistência, que se tornou num dos maiores sucessos da música portuguesa. No mesmo ano os Santos & Pecadores assinam um contrato com a BMG. A banda decide cortar radicalmente com o passado, repensar o estilo e as músicas que tinham composto. Há apenas uma excepção à regra: salva-se o tema "Não Voltarei Ser Fiel", que se tornou um dos grandes êxitos do grupo.

Em 1995 é editado "Onde Estás?", o primeiro disco do grupo. O álbum é gravado nos estúdios "1 Só Céu" (dos Delfins), e tem a produção de Fernando Cunha. As letras são também de sua autoria, assim como de Miguel Ângelo. Este disco conta ainda com a participação de Rui Fadigas, Alexandre Frazão, Catarina Furtado (que participa no tema "Nada Mudou"), e Olavo Bilac (pai) que participa num dueto em "Fruto Proibido".

A música do grupo é apoiada num visual forte e numa presença enérgica em palco. Trata-se de um espectáculo que vai intercalando algumas baladas com um som mais funky. Argumentos estes que tornam os Santos & Pecadores numa das bandas que mais concertos realiza em 1995.

Para além do álbum "Onde Estás?" a banda conta com temas incluídos noutros discos, como por exemplo "Perdi a Memória", em homenagem a António Variações. Contribuíram com "Onde Estás?" e "Nada Mudou" para o disco “Primeira História de Amor”, uma colectânea inserida na campanha "Todos Diferentes, Todos Iguais". "Não Voltarei a Ser Fiel", um dos êxitos do grupo, é incluído na colectânea EMI Nº1 no Natal de 1995. O disco "Onde Estás?", incluindo duas novas versões do tema "Superstar" (versões eléctrica e acústica), produzidas por Mário Barreiros, é reeditado em Março de 1996.

Em Novembro desse ano os Santos & Pecadores regressam com o seu segundo disco de originais - "Love?" - revelando que os muitos quilómetros de estrada, que já percorreram, e os inúmeros concertos que deram nos últimos dois anos, se traduzem num grande amadurecimento, que veio consolidar a sonoridade que a banda havia revelado no seu álbum de estreia.

Com "Love?", os Santos & Pecadores dão um passo importantíssimo, afirmando-se como uma das bandas portuguesas mais promissoras e importantes na área do Pop/Rock. Inúmeros temas ganham destaque incontornável: "Quando Se Perde Alguém", "Satisfaz-me", "Deixa Andar", "Sei Lá", "Falas de Mim", "Memória", com letra da autoria de Pedro Ayres Magalhães, "Love?" e "Momento Final", ainda hoje uma das canções mais emblemáticas do grupo.

O disco tem a produção a cargo de Carlos Maria Trindade (Madredeus). Na mesa de mistura conta com Jonathan Miller como Engenheiro de Som. Em Abril de 1997 conquistam o Duplo Galardão de Disco de Ouro para ambos os trabalhos editados.

No final de 1997é editado o primeiro álbum ao vivo, como que em forma de recompensa para o vasto público que os acompanha. Gravado no Paradise Garage, "Tu" permite sentir a energia e emoção de um concerto dos Santos & Pecadores, imortalizando momentos inesquecíveis destas apresentações ao vivo.

Já em 1998, para além dos inúmeros concertos dados por todo o país, os Santos & Pecadores iniciam o processo de composição, pré-produção e gravação do seu próximo registo. O álbum "Voar", com produção de Mário Barreiros é editado em Maio do ano seguinte. Após um mês da edição, "Voar" entra para o número 1 no Top Nacional de vendas. Em atinge o Galardão de Disco de Platina.

No final do ano de 2000, depois de uma longa tour, os Santos & Pecadores começam a trabalhar num novo disco: "Horas de Prazer", produzido e gravado em Espanha (Madrid) pelo produtor Carlos Martos, sai nas bancas em Setembro de 2001. O tema escolhido para single tem nome igual.

2002 revela-se um ano muito importante na carreira do grupo: para além da digressão e promoção de “Horas de Prazer”, trata-se também do 10º aniversário da banda, com a formação actual. É também nesse ano que a banda compõe quatro temas exclusivamente para a telenovela "Amanhecer" da TVI.

O best of "Os Primeiros Dez Anos", que é lançado no inicio de 2003, inclui três temas originais chegando ao Galardão de Disco de Ouro em poucas semanas e alcança o terceiro lugar do top nacional de vendas. "Ondas" é o primeiro single escolhido. Seguem-se dois anos de estrada de palco em palco.

Entre Dezembro 2004 e Maio 2005, os Santos & Pecadores preparam o sétimo disco mas nunca deixam de tocar ao vivo nesse período. Para este trabalho a banda escolhe o produtor canadiano Jeffrey Holdip, também técnico de som da Luso-candiana Nelly Furtado. A gravação decorre no BBS estúdio do guitarrista da banda durante o verão de 2005 e origina o trabalho "Acção>Reacção", apresentado à imprensa em Janeiro 2006. "Miss Solidão" e "Lua Cheia" são escolhidos para singles e para fazer parte do elenco musical de telenovelas do canal nacional TVI.

Em 2008, depois de dois anos de muitos concertos, o grupo dá que falar. Pela primeira vez em Portugal disponibilizam, de forma totalmente gratuita, um trabalho discográfico. Através do seu site oficial, site do Sapo e da Rádio Comercial, dia 15 de Abril, “Livre-Trânsito” chega ao público através de download livre, sem qualquer encargo financeiro, como forma de carinho e reconhecimento ao público que os vem a acompanhar ao longo de 15 longos anos. As canções que o integram são cuidadosamente escolhidas, a fim de abrangerem toda a carreira do grupo, dando assim a possibilidade a todos de conhecerem grande parte do seu património musical. “JOHN BIG DREAM”, “QUANDO SE PERDE ALGUÉM”, “SILÊNCIO DA NOITE” (participação especial de Orlando Santos) – single do trabalho acústico, “ESTOU PERDIDO”, “FALA-ME DE AMOR”, “ESPELHO D’ÁGUA”, “DEIXA ANDAR”, “HORAS DE PRAZER”, “PERDAS” (em dueto com Kátia Guerreiro) e “LUA CHEIA”.

Em 2009 voltam a editar disco. “Caixa dos Segredos” traz-nos uma compilação dos temas mais conhecidos do grupo, bem como duas novas canções. A primeira a ser retirada para single de rádio, como nome homónimo, torna-se de imediato um grande êxito, seguida de “Perdido Estou”, cujo futuro já se revela promissor.

O ano de 2010 ficará para a história como um marco fundamental na carreira da banda: voltam à edição de originais com o disco “Energia”, um álbum surpreendente e repleto de grandes canções pop! Mais actual do que nunca, este é o 10º lançamento na carreira dos Santos & Pecadores e direcciona o grupo para novos caminhos, criando uma massa de som distinta dos trabalhos anteriores. A produção do disco esteve a cargo de Rui David (mentor da banda Hands On Approach), peça essencial em todo o processo. 
“Leva-me a Dançar” é o primeiro single a ser apresentado e rapidamente chega aos tops de airplay das rádios de todo o país: “um tema que facilmente se torna viciante à primeira audição, sintetizando na perfeição uma sonoridade refrescante que procurámos na execução deste novo disco», afirma Olavo Bilac. 
Outra das canções a ser destacada neste novo trabalho é a faixa "Tela", escolhida pelo realizador Fernando Fragata para se tornar o tema principal da banda sonora do seu próximo filme, "Contraluz". Totalmente filmado no E.U.A., inclui participações de Joaquim de Almeida, Evelina Pereira, Scott Bailey, Michelle Mania e Ana Cristina de Oliveira, entre outros.

in artistas-espectaculos.com
Locations of visitors to this page