Videos mais vistos

domingo, 22 de janeiro de 2012

Melech Mechaya - Chapéu Preto


Melech Mechaya é uma banda portuguesa de música Klezmer sediada em Lisboa e Almada, e são geralmente considerados como a primeira e mais proeminente banda do género em Portugal. Atingiram alguma notoriedade devido aos seus festivos concertos e contagiante sonoridade Klezmer, inspirada ainda pelas músicas cigana, árabe e balcânica, bem como Fado e Tango. As suas actuações ao vivo são muito interactivas, e Rodrigo Nogueira da revista Time Out referiu-se a eles como "uma banda incrível ao vivo". 

O grupo formou-se nos finais de 2006 com João Graça no violino, Miguel Veríssimo no clarinete, André Santos na guitarra, João Sovina no contra-baixo e Francisco Caiado na percussão. Em 2008 lançaram o EP "Melech Mechaya" (ed. autor), e em 2009 foi lançado o seu disco de estreia "Budja Ba" (Ovação). Eelco Schilder, da revista FolkWorld, considerou-os "cinco músicos notáveis" e a sua abordagem ao Klezmer "muito diferente". Neste momento estão a trabalhar no próximo álbum, que será lançado em Setembro de 2011, e conta com convidados como a fadista Mísia ou Frank London, dos Klezmatics (vencedores de um Grammy em 2007). 

Os Melech Mechaya andaram em digressão quase ininterrupta desde 2007, e tocaram em mais de 120 concertos em Portugal, Espanha e Croácia. Os seus espectáculos, que João Bonifácio do Público classificou de "pura e simplesmente electrizantes", fizeram parte de importantes festivais de músicas do mundo, tais como ‘CCB Fora de Si’ em Lisboa, 'Festival De Músicas Do Mundo’ em Sines, 'Spancirfest' na Croácia ou 'Evoluciona Musica' em Espanha, e fizeram ainda a primeira parte do concerto de 'Emir Kusturica & The No Smoking Orchestra' no Coliseu de Lisboa em 2010. Têm trabalhado frequentemente em teatro e cinema; a sua música aparece em bandas sonoras de inúmeras curtas-metragens, participaram e fizeram a direcção musical da peça de Antón Tchekhov 'Ivanov', com a companhia de teatro 'A Truta', e foram ainda convidados da peça ‘Bennie Hall’ pela companhia Esticalimógama.
Locations of visitors to this page