Videos mais vistos

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Da Weasel - Duía


Os Da Weasel nascem em meados de 1993, como um projecto 100% em inglês e numa onda experimentalista tendo na sua formação Pac, Jay Jay Neige, Armando, e Yen Sung. Um ano depois, dá-se a primeira aventura discográfica com o EP "More Than 30 Motherf***s". 

Em 1995 editam o seu primeiro álbum – "Dou-lhe com a Alma" – assinalando a transição para o português como língua dominante e sendo a primeira gravação de hip-hop de uma banda portuguesa. Juntam-se à formação inicial Pedro Quaresma (guitarra) e Guilherme Silva (bateria).

"3º Capítulo" é editado em 1997 sendo um disco duro, de discurso duro e onde Pac se afirma como um dos maiores e mais engenhosos letristas do panorama musical português. Ainda antes da gravação deste álbum, volta a haver mexidas na formação: sai Yen Sung e entra Virgul. Em 1998, é feita uma reedição deste álbum junta-se com um CD extra de remixes de quatro temas: "Dúia" , "Pregos", "Casos de Polícia"e "Para a nóia". 

Em Setembro de 1999 lançam "Iniciação a uma vida banal – o Manual". Um disco genial, que recebeu a aclamação da crítica. Em Agosto de 2000 atingem os dois primeiros galardões de prata (hoje Dupla Platina) da sua carreira, atribuídos aos dois últimos álbuns editados pelo grupo: "3.º Capítulo" e "Iniciação a uma vida banal – o Manual". 

"Podes fugir mas não te podes esconder" é editado em 2001 tornando-se o primeiro disco de Ouro (hoje Dupla Platina) da banda. Do álbum destaca-se a excelente produção de Mário Barreiros e a participação dos Orishas no tema "Sigue, Sigue!". No inicio da Tournée entra para a formação do grupo Dj Glue tornando assim no sexteto actual. 

Em 2004 chega “Re-Definições” com colaborações de João Gomes (Cool Hipnoise e Spaceboys), André Rocha, Manel Cruz (ex-Ornatos Violeta, Pluto) e da locutora/apresentadora Anabela Mota Ribeiro. Já em 2005 Re-Definições atinge a quadrupla platina - mais de oitenta mil (80 000) unidades vendidas, e dando ao grupo o Prémio Best Portuguese Act da MTV, 2 Globos de Ouro (Melhor Grupo e Melhor Canção do Ano) entre muitos outros prémios. 

A 2 de Abril de 2007 editam o álbum "Amor, Escárnio e Maldizer". O disco conta com um vasto rol de colaborações - o maestro Rui Massen e a Orquestra Sinfónica de Praga, Bernardo Sasseti, Atiba, o escritor José Luis Peixoto, Gato Fedorento, Buraka Som Sistema e do prestigiado productor DJ norte americano Vikter Duplex – e atinge a marca de platina na dia de edição colocando os Da Weasel pela primeira vez ao 1º lugar do top nacional de vendas. 
Este é ainda um ano de extensa digressão que têm o seu ponto alto com o espectáculo, pela primeira vez, no Pavilhão Atlântico a 10 de Novembro. Uma super- produção perante uma sala cheia. Dias antes deste concerto, os Da Weasel recebem na Alemanha o MTV Award na categoria de "Best Portuguese Act", tornando-se no único artista/ banda portuguesa a somar duas vitórias nestes prémios. 

O final de mais uma etapa? Não, apenas o princípio de mais um capítulo de um livro onde ainda irá correr muita tinta…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Locations of visitors to this page