Videos mais vistos
-
Imagine-se um prédio devoluto. A fachada é a única coisa que resiste. Um prédio daqueles que abundam na cidade antiga, daqueles em que ...
-
Foi o fim dos Zed! Apesar de Pedro Lousada ter relançado o projecto em Julho de 2007 com outros elementos (Nuno Andrade - guitarra; Carlos ...
-
Depois do videoclip do primeiro single “Os Maridos das Outras”, “Fizz Limão” foi o tema escolhido para segundo single de “ Cinco Dias e Me...
-
O novo single de Emmy Curl chama-se "Song of Origin" e é extraído do mais recente EP da cantora, " Origins ".
-
Os Souls of Fire é uma banda que se forma a partir de um grupo de amigos, que se conheceu na Praia de Leça, no Porto. A importância da p...
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Mundo Secreto - Põe A Mão No Ar
Os Mundo Secreto formaram-se em Leça da Palmeira no ano de 1999, sendo então o grupo constituído por apenas quatro MC’s e um DJ. Seis anos mais tarde, juntaram-se a eles a bateria, o baixo e duas guitarras, ficando assim definida a formação da banda que, seis anos mais tarde, viria a gravar o álbum de estreia.
Em Portugal, os Mundo Secreto são um dos poucos grupos de hip hop que têm instrumentistas e onde é mais evidente a mistura de influências musicais, somando ao hip hop referências de funk, reggae e rock. A pertinência social de algumas das suas letras, abordando aspectos complicados do quotidiano juvenil, contrasta fortemente com o estilo ligeiro e descomprometido de outras canções da banda, nas quais se enaltece o valor da amizade e o divertimento entre amigos.
Em Fevereiro de 2007 foi editado o álbum de estreia, mas já nessa altura as canções “Põe a Mão no Ar” e “Chegámos à Party” eram grandes sucessos, que tinham levado os Mundo Secreto a actuar com as Pussycat Dolls, no Pavilhão Atlântico, e com a Rihanna, no Coliseu de Lisboa.
O álbum “Mundo Secreto”, do qual ainda vieram ser extraídos os singles “Essência” e “Põe Aquele Som”, confirmou as elevadas expectativas do público e da crítica, conduzindo a banda a uma das digressões nacionais mais extensas de 2007/8 e a um patamar de notoriedade pouco usual.
No Verão de 2007, os Mundo Secreto foram convidados a fazer o genérico da novela “Morangos com Açucar”. Era evidente o contraste entre esta banda e alguns grupos formatados: se estes últimos têm sucesso porque são actores em novelas, onde o desenrolar da história constitui o próprio processo de fabricação do “fenómeno musical”, no caso dos Mundo Secreto foi o sucesso da vida real que originou o convite para representarem o papel deles próprios, assim demonstrando a magnitude do sucesso que tinham alcançado.
Em 2008 a formação da banda ficou definitivamente estabelecida, com a saída de dois elementos. Foi com este alinhamento que os Mundo Secreto gravaram o segundo álbum, intitulado “Soa o Alarme”, editado no dia 16 de Novembro de 2009.
“Soa o Alarme” é um álbum que revela maior maturidade da banda, não apenas no apuramento da linguagem musical, mas também no desenvolvimento das temáticas, denunciando a maior preocupação da banda com os problemas que agitam a sociedade, no contexto da actual crise económica. Nas letras, apesar de patentes as suas considerações sobre o enquadramento dos jovens na vivência quotidiana, a banda defende também que é preciso perspectivar, que as pessoas têm que saber resistir e não podem deixar de fazer a festa.
Os Mundo Secreto são uma banda que vai apenas no segundo álbum, mas que já conta com 10 anos de percurso, desde o início da cena hip hop em Portugal. Estão cá para a próxima década, procurando continuar a contribuir para a história do hip hop português.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário