Videos mais vistos

sábado, 6 de novembro de 2010

Corações de Atum - Gosto de Ti (Realmente)


Os Corações de Atum tocam bem e o cantor, Manuel João Vieira, canta a sério. Apetece-lhes canções que fazem ora sonhar ora sorrir. 

O álbum de estreia do grupo, agora a ser editado, foi gravado em 2008 e não é um álbum; são dois discos, “Romance” e “Hardcore”; ou, talvez, “Hardcore” e “Romance”. Qual é o CD 1 e qual é o CD 2 ninguém sabe. Será o Romance um mero pretexto para o Hardcore? Ou o Hardcore um inocente instrumento do Romance? Se alguém souber... não diga.

“Corações de Atum” começou por ser, nos anos 90, o nome duma canção e dum CD em que Lello Minsk, aliás Manuel João Vieira, cantava temas românticos acompanhado pelo conhecido pianista e arranjador Shegundo Gallarza. Depois, houve uma cisão: Lello Minsk passou a fazer-se acompanhar pelo Pianista de Boite; os Corações de Atum nasciam no clube ao lado e tocavam o jazz dum passado que nunca existiu, com muitos solos no meio das canções.

Hoje, a banda é composta pelo guitarrista e arranjador Nuno Ferreira, o pianista Rui Caetano, o contrabaixista João Custódio e o baterista Marco Franco. Outro grande músico, Filipe Melo, que já tocou piano com eles, aparece por vezes para fazer algum arranjo de cordas. Porque pode haver cordas. E sopros. Nunca se sabe quem aparece. E há, é verdade, o cantor, bandolineiro, banjista e tocador de harmónica – que ainda escreve a maioria das canções –, Manuel João Vieira.

Chamar a Vieira um segredo bem guardado não é coisa que ocorra a muita gente. Primeiro, porque ele – ou eles que não lhe faltam heterónimos – fala alto. Depois, já se sabe, fala grosso. Daí que até apeteça dizer, pelo contrário, que toda gente o conhece. Será? E qual deles?

Na rádio já se ouve o apaixonado “Gosto de Ti”. Segue-se uma colorida galeria de personagens que vão desde o Zé Gorila gabarolas até ao desgraçado que vive Dentro duma Lixeira, passando pelo inquietante narrador de Amor Cortante, o Cowboy Solitário, o competentíssimo protagonista de Strip Tease e o apaixonado crooner da Chaminé do Vapor, sem esquecer os sedutores em apuros que contam com a ajuda – preciosa! - do Totoloto ou do Euromilhões. Em bolero, balada, country & western, samba-canção, jazz; com solos; com tripas. Romance e hardcore. 

A gravação foi feita no Maxime, praticamente ao vivo, os cinco músicos da banda quase sempre a tocar juntos; os convidados (corda e sopros) apareceram para fazer overdubs, sem cachet que são admiradores do Manel; depois, retocou-se aqui e ali e José Fortes, que já tinha gravado, misturou e co-produziu, com sabedoria e camaradagem. 

A capa é de Pedro Proença. As ilustrações e o arranjo gráfico do booklet são de Luís Miguel Castro. Um e outro contribuíram decisivamente para um objecto muito bonito que serve de senha a quem queira entrar no mundo inocente e proibido dos Corações de Atum. Romance. Hardcore. Ou precisamente o contrário.

in musicatotal.net

Sem comentários:

Enviar um comentário

Locations of visitors to this page