Videos mais vistos

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Cindy Kat - Polaroide



Foi em 2003 que surgiu o nome Cindy Kat.
Paulo Abelho (Sétima Legião, Golpe de Estado) e João Eleutério (Comboio Fantasma, BCN) começaram em 2001 a compôr bandas sonoras para teatro e outros eventos culturais, para os quais eram convidados, enquanto trabalhavam juntos no estúdio de Paulo Abelho.
O actual estúdio Armazém 42 que coabitava com a editora Transformadores é um autêntico ninho de criatividade, passando por lá alguns dos mais importantes compositores e intérpretes da música portuguesa contemporânea, originando muitos encontros e por isso também ali surgiram muitas parcerias, colaborações.
Ana Carolina, programadora do espaço Frágil, no Bairro Alto, ouviu as músicas que Paulo Abelho e João Eleutério andavam a compôr para as suas bandas sonoras, gostou muito e não hesitou em convidá-los para ali irem tocar. Eles aceitaram, mas tinham de dar nome ao projecto. Assim surgiu o nome Cindy Kat, criado para este primeiro concerto ao vivo.
A propósito desta primeira apresentação ao vivo no Frágil convidaram Pedro Oliveira (Sétima Legião), para colocar voz num dos temas e participar no concerto.
Pedro Oliveira começou a ouvir as composições que já existiam e entusiasmou-se com o projecto. Descobriu numa das composições alguns acordes e tonalidades que lhe faziam lembrar o tema “Glória” dos Sétima Legião com letra de Miguel Esteves Cardoso, e sugeriu que fosse feita uma adapatação da letra original de “Glória” àquela composição, e assim começou a participação de Pedro Oliveira nos Cindy Kat. A partir daí nunca mais parou. O Pedro foi levando para o estúdio algumas harmonias de voz e letras para as composições, algumas já existentes, outras que foram surgindo já com o músico perfeitamente intergrado nos Cindy Kat.
Por estas alturas o Quinteto Tati estava a gravar no estúdio com Paulo Abelho e João Eleutério e aconteceu naturalmente o desafio a JP Simões (Quinteto Tati, Belle Chase Hotel), que muito admiram, para escrever a letra e dar voz a um dos temas. JP Simões ouviu, gostou e começou a trabalhar primeiro noutro tema, mas foi com o tema “Míudo” que tudo fez sentido. Uma interpretação brilhante.
Mas outros convidados viriam a surgir naturalmente para completar o muito esperado disco de estreia, homónimo, dos Cindy Kat.
Enquanto compunham uma música começaram a pensar que voz ficaria ali bem, e devido ao groove e à estrutura da música, lembrara-se imediatamente da fantástica voz de Sam, amigo de longa data de Paulo Abelho e Pedro Oliveira, que começou por escrever a letra e dar voz ao tema “Nova Convention” e que acabou por escrever e interpretar também “Fix My Phaser”.
Gomo é outro dos nomes sonantes que aparece no álbum de estreia dos Cindy Kat, talvez não seja um convidado surpreendente, uma vez que Pedro Oliveira também já tinha participado em dois temas do álbum de estreia de Gomo “Best Of”. Esta participação surge principalmente pela amizade e cumplicidade que une o Pedro Oliveira ao Gomo e pelo mútuo respeito a nível musical e estético. “Distância” é um dos mais fortes candidatos a hit single deste disco.
A fechar o rol de convidados que deram voz e letras ao brilhante disco de estreia dos Cindy Kat surge talvez o mais surpreendente de todos. Surpreendente por ser a primeira vez que participa num disco de outro artista, surpreendente por se ter encaixado tão bem num género musical que não lhe é habitual, surpreendente pela brilhante letra e interpretação. Pedro Abrunhosa. Pedro Abrunhosa, foi o mais pensado de todos os convidados que participam neste disco. Os Cindy Kat tinham em mãos uma música muito cool, com um reggae de imaginário muito soft, apelando à spoken word. Pensaram em vozes que pudessem encaixar no imaginário da canção. Paulo Abelho lembrou-se de Pedro Abrunhosa, e propôs ao Pedro Oliveira que o convidassem. Pedro Oliveira que tem uma amizade de longa data com o artista portuense falou com ele, mostraram-lhe a composição, Pedro Abrunhosa gostou e aceitou o convite. “A Saída” é o resultado que todos podemos ouvir. Pedro Abrunhosa deu letra e voz a este tema.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Locations of visitors to this page